Ter medo de andar de avião pode ser puramente medo ou até um tipo de fobia específica chamada aerofobia. O que difere um do outro é o nível da intensidade sentida frente ao medo de voar. Geralmente a fobia especifica de andar de avião está relacionada a um medo irracional e intenso de voar em aviões ou estar em um ambiente relacionado à aviação.
Algumas pessoas podem sentir medo de voar devido a um medo geral de altura, de acidentes, medo de turbulência, entre outros. Os sintomas podem ser individuais, mas geralmente os mais frequentes incluem ansiedade, sudorese excessiva, falta de ar, tontura, náusea, taquicardia, entre outros.
O medo de andar de avião pode ser causado por diversas razões, incluindo:
- Medo de perder o controle: Algumas pessoas podem ter medo de voar porque se sentem impotentes e fora de controle no avião. Isso pode incluir medo de turbulência, medo de problemas mecânicos ou medo de não poder sair do avião em caso de emergência.
- Medo de altura: Algumas pessoas podem ter medo de voar por causa do medo geral de altura, mesmo que não estejam no topo de um edifício ou em uma montanha.
- Medo de acidentes: O medo de um acidente pode ser outra causa do medo de voar. As pessoas podem ter medo de que o avião caia ou ter outro tipo de acidente.
- Experiências passadas: Se alguém já teve uma experiência traumática relacionada a voar, como um voo turbulento ou um pouso de emergência, isso pode levar a um medo persistente de voar.
- Ansiedade generalizada: Algumas pessoas podem ter ansiedade generalizada que se manifesta como medo de voar. Isso pode ser uma ansiedade crônica que afeta a vida cotidiana e pode estar relacionada a outros medos e preocupações.
O medo de andar de avião pode ser uma fobia, mas é possível superá-la com ajuda de um profissional de saúde mental através da Terapia Cognitivo Comportamental, de forma gradual, necessitando de esforço e compromisso.
Como superar o medo de andar de avião?
Algumas maneiras que podem te ajudar:
- Obter conhecimento sobre aviação: Aprender sobre como os aviões funcionam, manejo dos pilotos, o que acontece durante uma turbulência, quais os reais riscos e sobre condições de voo, pode ajudar a diminuir a ansiedade.
- Planejamento com antecedência: Chegar em um tempo adequado ao aeroporto, fazer o check-in de forma tranquila com tempo suficiente para que não haja ansiedade e estresse antes do voo.
- Use técnicas de relaxamento: meditação, ioga, técnicas de mindfulness, podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse antes e durante o voo.
- Psicoterapia: A ajuda de um psicólogo pode ser eficaz na identificação da causa do medo e no desenvolvimento de estratégias para superá-lo.
- Consulta com psiquiatra e medicamento: Em casos graves, o uso de medicamentos prescritos pode ajudar a controlar a ansiedade antes do voo.
Uma das maiores orientações para o medo de voar é buscar um psicólogo que trabalhe com a terapia cognitivo comportamental, por ser uma abordagem eficaz para superar a fobia de andar de avião. Essa abordagem se concentra em ajudar a pessoa a modificar seus pensamentos e comportamentos relacionados ao medo de voar, para que você possa aprender a controlar e reduzir a ansiedade e se sentir mais confortável.
A terapia cognitivo comportamental (TCC) pode incluir várias técnicas, como dessensibilização sistemática e terapia de exposição, entre outras. Essas técnicas ajudam a pessoa a aprender a controlar sua resposta de medo e ansiedade, gradualmente se expondo a situações que antes evitavam. Por exemplo, na dessensibilização sistemática, o psicólogo vai inserindo de forma gradual e respeitosa, imagens, objetos e situações relacionadas a voar ao paciente, um trabalho que demanda tempo e responsabilidade.
Com o tempo, o paciente pode aprender a associar essas experiências com sensações de relaxamento, em vez de ansiedade. A TCC então, pode ajudar uma pessoa a superar a fobia de andar de avião, elevando a qualidade de vida do indivíduo, fazendo que este se sinta mais confiante e independente em relação às viagens aéreas.
Relembrando que para superar o medo de voar é um processo gradual que demanda tempo e esforço, por isso é tão importante seguir todas as dicas, ver o que mais faz sentido para o máximo de conforto e busque ajuda profissional. Com o tempo e as práticas, será possível superar esse medo e aproveitar a experiência de voar.
Caso necessite de ajuda psicológica, entre em contato com a especialista em Terapia Cognitiva Comportamental Isabella Salgado.