Cidade do Estado de Santa Catarina, Itajaí é bastante famosa devido as suas lindíssimas praias e paisagens naturais. Seu porto é um dos que mais exporta no país, possui um desenvolvimento crescente e se destaca com a atividade pesqueira, industrial e portuária.
Outro ponto que chama a atenção é sua rica herança cultural de origem alemã, portuguesa e italiana. Por isso, saber o que fazer em Itajaí não é uma tarefa fácil.
Com uma cultura rica em diversidade, encanta com seu turismo natural, religioso e cultural, oferece uma boa estrutura para seus visitantes e se destaca com seus teatros, cruzeiros marítimos, praias e monumentos históricos.
Com certeza é um local perfeito para quem adora praticar esporte, curtir uma boa praia, fazer compras, levar a criançada para brincar ou para quem vai apenas relaxar.
Com aproximadamente 290 mil habitantes fica a 100 km de distância da capital do estado, Florianópolis, com um clima típico do sul com verão e inverno divididos, pode chegar a 10°c na estação fria.
O ponto mais alto da cidade fica no Morro da Cruz a 170 metros de altitude.
Vamos conhecer um pouco mais dessa cidade irreverente, belíssima e desenvolvida.
Leia Também =>> Pousadas Românticas em Santa Catarina – 07 opções incríveis
Itajaí: História, Hospedagem e Dicas de Lazer
História de Itajaí
No século XVI, grande parte do litoral catarinense foi habitado por índios carijós.
Com a chegada dos portugueses e espanhóis, uma série de fatores contribuíram para a ocupação da região onde ficava o Rio Itajaí, como a exploração da mão de obra e cultivo da cana-de-açúcar.
A cidade teve sua emancipação política em 15 de junho de 1860 deixando de ser vila.
O aniversário da cidade é comemorado no dia 15 de Junho.
Quando ir e como se Locomover pela Cidade
Em 4 ou 5 dias, você consegue conhecer os principais pontos turísticos da cidade, você poderá conhecer o centro da cidade, ver as igrejas, construções antigas e monumentos históricos e depois você poderá conhecer as praias e o porto da cidade.
Se você gosta de esportes radicais, poderá praticar algumas atividades na região, como escalada e surf.
A melhor época para visitar a cidade é no verão, nos meses de novembro a março para ser exato, você aproveitará ao máximo as praias e a sua viagem.
Como chegar em Itajaí
Se você está indo de avião, a melhor opção é o Aeroporto Internacional de Navegantes, cidade próxima de Itajaí que fica a 22 km de distância, em torno de 40 minutos de carro.
O que fazer em Itajaí
A seguir conheça os principais pontos turísticos da cidade: as praias, manifestações culturais, culinária e monumentos históricos.
Praia do Atalaia
É uma das praias mais frequentadas da cidade, possui uma arquibancada e no verão você poderá presenciar várias competições esportivas. É uma das melhores praias para praticar surf e ver o transito de navios.
Praia Brava
Possui várias casas noturnas, é bastante badalada e frequentada principalmente por jovens, também é boa para o surf, apesar de águas bem agitadas e fortes, tem um atrativo a mais que é o Canto do Morcego, uma praia que é isolada e que pode ser acessada por uma trilha no canto da praia.
Porto de Itajaí
É o maior porto pesqueiro do país, possui berços de atracações e cais. Possui o único píer que é exclusivamente destinado ao turismo no Brasil.
Mercado Público
Mantem toda a beleza da arquitetura original de 1917, possui várias lojas que vendem desde artesanato local a peixes frescos, sem contar em um restaurante especializado em comida regional.
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
É o maior monumento cultural e artístico da cidade, o mais magnífico cartão postal de Itajaí. Cheia de vitrais belíssimos e seu estilo neogótico romântico, levou 15 anos para ficar pronta.
Farol e Molhes da Barra
Construído no começo com pedras do Morro de Atalaia, depois começaram a ser usados os famosos “pés de galinha”, estruturas de concreto mais resistentes.
Com acesso ao Farol, o local é muito procurado para a pratica de caminhadas e pesca esportiva, além da bela vista do Rio Itajaí e praias.
Praia de Cabeçudas
Considerada a praia mais charmosa da região, o local é bem frequentado e repleto de bares e restaurantes, possui um extenso calçadão e grandes pedras com uma faixa de areia, usada para saltos.
Píer Turístico
Único na região Sul a ter uma completa estrutura alfandegaria e o único terminal para transatlânticos no país.
Atrai cruzeiros e aumenta a atividade turística na cidade.
Igreja da Imaculada Conceição
É o monumento mais antigo da cidade, fica no centro histórico e possui muitos exemplos de arte sacra.
Bico do Papagaio
Lembra a figura do pássaro e foi esculpida naturalmente pela natureza, fica no caminho a Praia das Cabeçudas.
Teatro Municipal de Itajaí
Oferece diversas peças de teatro, eventos, shows, funciona desde 2005 e possui um moderno sistema de prevenção de incêndios do país.
Museu Histórico
A beleza do prédio encanta pela conservação e a arquitetura de linhas chamada de “art – noveau”, possui uma exposição que conta a história da cidade em 21 seções.
Casa da Cultura Dide Brandão
Com uma arquitetura eclética, foi inaugurada em 1913.
Na casa são ministrados cursos de artes, oficinas de música e teatro, além de possuir um pequeno teatro, duas galerias de arte e salas de áudio e vídeo.
Parque Natural de Atalaia
Possui duas trilhas com mais de 50 minutos de caminhada que levam a dois mirantes, o Mirante de Água que é usado para turismo, recreações e pesquisas cientificas e o Mirante Ar, destinado a voo livre.
Morro da Cruz
Localizado no centro da cidade, oferece uma vista incrível do Porto e do Molhes da Barra.
Manifestação Cultural
Marejada
Sem dúvida é a mais famosa manifestação de cultura da região, presente a décadas.
No mês de outubro em Itajaí acontece a maior festa portuguesa no Brasil, com mais de 600 atrações, oferece muita música, dança, comidas típicas e folclore.
A cidade também é muito privilegiada com vários projetos que envolvem dança, música, teatro e apresentações no teatro e em outros espaços da cidade.
Gastronomia de Itajaí
Por ser uma cidade do litoral, os frutos do mar se tornam uma especiaria da culinária local. Por conta dessa diversidade, você poderá encontrar pratos feitos com a tainha, lula e camarão.
Caso você não goste muito de frutos do mar, não se preocupe a cidade oferece uma vasta variedade de restaurantes e lanchonetes que servem desde a comida mexicana a cozinha oriental.
Não poderíamos esquecer os tradicionais pães, bolos e doces portugueses que você encontrará como opção de café da manhã.
Alguns dos pratos típicos da região:
- Posta de peixe frito com pirão de farinha de mandioca
- Cuca
- Caldo de cana
- Café colonial
- Polenta no fio
- Fortaia
Onde comer em Itajaí
- Bistrô dal Molin
- Bobá Bar e Restaurante
- Sako Xeio
- Jardim Sagrado Restaurante
- Santo Grill
- Voo livre
- A feirinha Tapiocaria
- Porto da Sereia
- Ataliba
- Aromas e Sabores
- Marco Zero
- O pão de Roma
- Cantina Bonito
- Zicatella
- Praça do Sabor
Hotéis e Pousadas de Itajaí
Com base no índice ILoveTrip de hotéis que vocês já conhecem, escolhemos as melhores hospedagem custo-benefício, preços variados e melhores localizações.
Escolha um dos hotéis e faça a reserva pelos links do ILoveTrip! Você garante as MELHORES OFERTAS, não paga mais nada por isso e ainda ajuda o blog a manter o conteúdo de qualidade e de graça =)
Quartos da Vovó
Nota 9,6 de 14 avaliações dos viajantes
Fica a 18 minutos a pé da praia, oferece wi-fi gratuito. Possui um jardim para relaxar e o café da manhã é incluso. Os quartos oferecem ventilador, guarda-roupa, geladeira, banheiro compartilhado, micro-ondas e cafeteira.
Preço em Média: 90,00 reais.
Alma Brava
Nota 9,0 de 116 avaliações dos viajantes
Com ótima localização, apenas a 1 minuto a pé da praia, tem vista para o mar, churrasqueira, jardim, terraço e um bar. O wi-fi e estacionamento são gratuitos, o hotel aceita animais de estimação.
Os quartos dispõem de ar-condicionado, banheiro privativo e frigobar.
Preço em Média: 181,00 reais
Novotel Itajaí
Nota 9,2 de 92 avaliações dos viajantes
Fica a 18 minutos a pé da Praia dos Navegantes, oferece academia, piscina, bar, wi-fi e serviço de quarto. Os quartos oferecem ar-condicionado, banheiro privativo, cofre, telefone, frigobar e cafeteira.
Preço em Média: 213,00 reais.
Pousada Ondas da Brava
Nota 9,1 de 102 avaliações dos viajantes
Localizada a 1 minuto da praia, é uma pousada à beira-mar, ideal para a prática de windsurfe, surfe e ki surfe. Possui piscina e churrasqueira com karaokê, o estacionamento e wi-fi são gratuitos.
Os quartos dispõem de ar-condicionado, banheiro privativo, telefone, cofre e frigobar.
Preço em Média: 325,00 reais.
Roteiro Completo de 4 dias em Itajaí
Quer aproveitar ao máximo sua viagem? Preparamos um roteiro turístico exclusivo para você se divertir e conhecer o melhor de Itajaí.
Vamos dividir seu Tour em:
- Praias
- Passeio Histórico
- Circuito de Ecoturismo
Primeiro Dia: Praias
Nada melhor do que começar pelas lindíssimas praias da cidade, tomar um banho de sol, relaxar e até praticar surf.
- Comece pela Praia de Atalaia, possui uma arquibancada e você poderá ver os navios passando.
- Depois siga para a Praia de Cabeçudas, tem bastante movimento, você pode parar para lanchar ou dá uma caminhada.
- Siga para o Molhes da Barra, conheça o Farol, https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpgire a vista do mar, faça uma caminhada se quiser.
- Conheça a Praia Brava, a mais badalada, siga uma trilha próxima e se aventure no Canto do Morcego.
Segundo Dia: Passeio Histórico
Que tal conhecer um pouquinho dos monumentos da cidade? Vamos lá
- Vá até o Porto da cidade, veja a sua grandeza, sua beleza e imensidão, conheça o único Píer Turístico do País, que recebe navios e cruzeiros.
- Visite o Mercado Municipal, conheça os produtos locais, peixes e mariscos. Sem contar a beleza arquitetônica do prédio.
- Depois siga para a Igreja do Santíssimo Sacramento, possui vitrais incríveis e belas pinturas.
- Depois vá até a Igreja da Imaculada Conceição, fica exatamente no centro histórico, possui exemplos de obras sacras.
- Conheça o Bico do Papagaio, rocha bem atrativa e que fica próximo à Praia de Jeremias, aproveite e a conheça, possui aguas bem calmas e límpidas.
- Visite o Morro da Cruz, o ponto mais alto da cidade, que lhe proporcionará uma bela vista da cidade.
- Em seguida conheça o Museu Histórico, que através de suas seções conta a história de Itajaí, além de possui uma arquitetura https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpgirável.
- Aproveite e conheça também o Museu Municipal da cidade, ele oferece sistema contra incêndios, é bem moderno, além de ser palco de diversas peças, shows e apresentações.
- E finalmente conheça a Casa da Cultura, com uma arquitetura eclética e galerias de arte, vale a pena a visita.
Terceiro Dia: Circuito de Ecoturismo
Se você adora praticar esportes ou quer tentar pela primeira vez, trouxemos algumas opções que Itajaí oferece.
- Surf, você pode praticar esse esporte na Praia do Atalaia ou você pode praticar saltos na Praia de Cabeçudas.
- Continuando nesse vibe de natureza, você tem que visitar o Parque Natural do Atalaia, possui duas trilhas de quase 1 hora, mas que vale muita a pena, conheça os dois mirantes, lá você poderá praticar voo livre e paraquedismo.
- Pratique o Ciclo Turismo, conheça a cidade usando a bicicleta, além de se exercitar você poderá fazer percursos tanto pela zona urbana quanto rural.
Quarto Dia: Conheça a Cidade e sua Gastronomia
Aproveite o ultimo dia e conheça as delicias da região, desde doces até os frutos do mar, tem muitas opções para você escolher.
- Visite o Mercado Municipal, além de restaurantes com comidas típicas, tem muitos peixes, frutos do mar, temperos e ervas.
- Aproveite e experimente doces artesanais locais, curta a Marejada, se você for na época, faça compras, descanse e divirta-se.
- Participe das feiras comerciais que geralmente acontecem nos finais de semana, com várias opções de produtos, desde alimentos até objetos de decoração ou artefatos.
- E curta os shows com música ao vivo que acontece na cidade diariamente.