Para chegar ao Deserto do Atacama saindo do Brasil, a melhor maneira é pegar um voo para Santiago do Chile, fazer uma conexão e pegar outro voo para a cidade de Calama. Depois disso ainda é preciso pegar um transfer do aeroporto de Calama para San Pedro do Atacama.
Veja abaixo porque essa é a melhor opção de como ir para o Deserto do Atacama e quais são as dicas para organizar sua viagem.
Como ir de Santiago ao Deserto do Atacama
Para chegar ao Atacama, de qualquer maneira você vai ter que fazer uma conexão no aeroporto de Santiago do Chile porque não existem voos internacionais diretos para o aeroporto de Calama que é o aeroporto mais próximo do Deserto do Atacama.
Uma dica legal é você aproveitar para fazer uma parada na cidade de Santiago, já que de qualquer forma você vai passar por lá para pegar um voo de conexão.
+ Onde ficar em Santiago do Chile
+ O que fazer em Santiago do Chile
As outras maneiras de ir para o Atacama são:
- Ônibus: é a preferência dos mochileiros pela economia, porém é muito cansativo (24 horas de viagem). Empresas que fazem o trajeto são Turbus e Pullman.
- Carro: se você for o motorista essa opção é ainda mais cansativa do que o ônibus. Só faça o trajeto de carro se você gostar muito de dirigir e tiver muitos dias disponíveis para viajar.
A conclusão é que mesmo se sair um pouco mais caro, a opção de ir para o Deserto do Atacama de avião é sem dúvida a melhor.
Voo de Santiago para o Atacama – dicas para comprar a passagem

A duração do voo de Santiago para Calama é de 2h. Duas empresas operam esse trajeto dentro do Chile que são a Sky Airline e LanTam.
Na nossa viagem compramos a passagem pela LanTam, mas existe uma pegadinha: o preço do trajeto de Santiago para o Atacama geralmente é mais barato quando você consulta esse trajeto pelo site da LanTam chilena (para saber se é a versão chilena, veja se o texto está em espanhol e se a cidade “Chile” está selecionada no canto superior esquerdo da tela, conforme o destaque em vermelho da imagem abaixo).
Nós tivemos dificuldades em comprar a passagem direto pelo site da LanTam chilena, então acabamos comprando pelo site Atrapalo, um buscador de passagens conhecido no chile (como o Decolar ou SubmarinoViagens aqui no Brasil). Tivemos que pagar uma taxa por comprar a passagem pelo site Atrapalo mas mesmo assim, para data que escolhemos, essa foi a opção mais barata.
O ideal é que você entre no site da SkyAirline e LanTam chilena para cotar os preços e se não conseguir comprar a passagem pelos sites oficiais, você pode tentar pelo site Atrapalo ou por algum outro buscador de passagens aéreas (como o Skyscanner).
Como ir do aeroporto de Calama para San Pedro do Atacama
San Pedro do Atacama é a cidade base para conhecer o Deserto do Atacama, por isso você vai ficar hospedado por lá.
Apesar do aeroporto de Calama ser o mais próximo do Atacama, para chegar até San Pedro são 105 km de distância. A melhor maneira de fazer esse trajeto e ir do aeroporto de Calama até San Pedro é contratando um transfer coletivo.
Logo na saída no saguão do aeroporto fica um quiosque da empresa Licancabur onde você pode comprar um tíquete do transfer só de ida ou o tíquete de ida e volta com desconto.

Na nossa viagem, tínhamos pesquisado muito sobre como ir para o Deserto do Atacama e vimos em muitos lugares que não era necessário reservar o transfer. Por isso, não fizemos reserva com antecedência e foi super tranquilo contratar por lá mesmo. O transporte é feito em vans e como são muitos turistas, são vários veículos que ficam disponíveis na chegada dos voos. Na época pagamos $ 20 mil pesos chilenos pelo trajeto ida e volta para o aeroporto.
Se você preferir reservar e garantir o transfer entre em contato com a empresa Licancabur. Aproveite também para confirmar os valores do transfer com a empresa. Em alta temporada, por exemplo, é recomendado fazer a reserva.

O caminho do aeroporto de Calama até San Pedro do Atacama
A viagem de Calama até San Pedro do Atacama pela empresa Licancabur é feita em vans com outros passageiros.
No caminho não existem muitas construções e o que você mais vê é a paisagem marrom da terra seca do deserto. A estrada cruza esse deserto e chega na cidade de San Pedro que também tem a mesma coloração marrom.
+ Deserto do Atacama: Vale da Lua, você tem que conhecer!


Chegando em San Pedro do Atacama o transfer nos deixou na porta do nosso hotel. Na volta, para ir de San Pedro para o aeroporto de Calama o transfer também nos buscou na porta do hotel.
+ Onde ficar em San Pedro do Atacama